1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam
2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as
tarefas.
3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas
só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o
raciocínio.
4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não
vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor.
Aponte os erros (torne o erro construtivo) .
5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso
seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma
nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso.
Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender
(e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos
os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão
relacionadas a equívocos.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as
lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades
escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa.
Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.
8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à
escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são
tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas
diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as
obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de
casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de
aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou,
procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu
filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente,
a tarefa de casa e seus objetivos.
10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas
e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de
camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e
ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.
(avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a
lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e
não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele
precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as
tarefas.
3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas
só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o
raciocínio.
4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não
vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor.
Aponte os erros (torne o erro construtivo) .
5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso
seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma
nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso.
Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender
(e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos
os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão
relacionadas a equívocos.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as
lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades
escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa.
Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.
8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à
escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são
tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas
diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as
obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de
casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de
aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou,
procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu
filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente,
a tarefa de casa e seus objetivos.
10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas
e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de
camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e
ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.
Recadinho para a agenda
Srs. Pais ou responsáveis,
Será
enviada toda semana uma pasta contendo textos para leitura para que a
família dê continuidade ao trabalho feito na escola, de incentivo ao
manuseio e o interesse pela leitura. É de extrema importância que esse
trabalho seja contínuo em casa.
É importante mostrar para a criança o cuidado que devemos ter com a pasta(não amassar, rabiscar e nem rasgar...).
Sabendo que posso contar com sua dedicação, desde já agradeço.
Profª _________________________













Ficha de observação - Educação Infantil : Quadrinhos de SIM NÃO e AS VEZES
1.Lógico-matemático
-Analisa e interpreta dados
-Integra a matemática com outras matérias curriculares
-Demonstra organização e facilidade para contar e fazer cálculos
-Cria situações novas
2- Espacial
-Realiza atividades visuais
-Utiliza agrupamentos
-Demonstra atenção a detalhes visuais
-Manipula formas e objetos
3-Interpessoal
-Aprecia atividades em grupo
-Gosta de cooperar
-Se relaciona bem com o grupo
-Ajuda e orienta os outros
-Entende e responde adequadamente a temperamentos das pessoas
-É líder
-É sensível as necessidades e interesses dos outros
4-Linguística
-Apresenta habilidade de raciocinar
-Gosta de ouvir
-Gosta de ler e escrever
-Tem boa memória
-Usa linguagem para convencer, agradar...
-Transmite idéias com clareza
5-Musical
-Discrimina sons
-Aprecia músicas
-Gosta de cantar
-Demonstra sensibilidade para ritmos
-Reproduz musicas
-Expressa-se musicalmente
6-Corpóreo-cinestésica
-Controla seu próprio corpo
-Controla objetos
-Possui habilidade em artes
-Gosta de dançar
-Aprende melhor se movimentando
-Gosta de representar
-Apresenta bons reflexos
-Coordena bem a musculatura:fina/grossa
-Possui equilíbrio estático/dinâmico
7- Intrapessoal
-Sabe lidar com seus sentimentos e emoções
-Revela segurança e equilíbrio
-Manifesta timidez
-Partilha o que é seu
-Chora com freqüência
-Se isola
-É Cortez com as pessoas
-É aceito pelos colegas
-Pede sempre ajuda
-Demonstra agressividade
8 - Hábitos:
*higiene corporal
*cortesia
*vestuário
*mobiliário
Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, (em Curitiba, 23/07/08).
Içami Tiba, nascido em Tapiraí, é um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro.
http://matecarneiro.blogspot.com/
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