Resumo: A competição por novos
nichos de mercados transformou a vida das empresas em um cenário
inseguro e turbulento, tornando-se difícil o ambiente de trabalho ser
harmônico e com produção de qualidade. Neste artigo procurei mostrar a
atuação do Pedagogo Empresarial como um suporte para a área de Gestão de
Pessoas, onde o mesmo, juntamente com outros profissionais da área,
conduzirá os processos de aprendizagem efetivamente na forma de
treinamentos distintos, utilizando-se do relacionamento interpessoal
para interagir com o meio, a fim de reorganizar a forma de pensamento,
observando as cinco disciplinas (Senge 2002) utilizadas em organizações
aprendentes.
Palavras-Chave: Empresa Aprendentes, Pedagogo Empresarial, Treinamento e Gestão de Pessoas.
As mudanças tecnológicas da informação estão mudando o
cenário das organizações num ritmo frenético. Estas buscam cada vez
mais profissionais especializados e capacitados em liderar equipes, em
trabalhar com pessoas, que se organizam não em torno do que fazem, mas
com base no que elas são ou acreditam que são.
Conforme Chiavenatto (1999), a globalização tomou
tamanha proporção em função de a humanidade ter ingressado na era da
informação. Conectando e desconectando em redes as organizações se
tornam mais abrangentes, envolvendo todo o tipo serviços prestados e as
pessoas que nela operam.
Contudo, o crescimento de cada organização será
conseqüência do fruto de suas habilidades em criar situações adequadas
para o futuro, transformando esta visão em realidade, desenvolvendo e
gerenciando os recursos estratégicos e necessários.
O Pedagogo Empresarial surge como uma nova ferramenta
para este desenvolvimento nas organizações que caminham para serem
empresas aprendentes. Com o propósito de ajustar as falhas, pensar
estrategicamente, ter habilidade para as relações humanas: saber
aprender, treinar e delegar tarefas - estas características são algumas
das solicitadas aos profissionais no mercado globalizado - e que o
Pedagogo direcionará o profissional na tarefa da qual ele melhor se
ajusta para o melhor aproveitamento de suas qualidades.
Diante deste contexto, o Pedagogo Empresarial está
inserido auxiliando no desenvolvimento das competências e habilidades de
cada indivíduo, para que cada profissional saiba lidar com várias
demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo tempo,
direcionando o resultado positivo num mercado onde a competição gera
mais competição.
A atuação Pedagogo será de estruturação e
reestruturação do trabalho em uma determinada área problemática, pois
Morgan (1996) já avaliava que quando a organização é vista por alguém de
fora essa pessoa tem a percepção de uma realidade diferente da atual, e
quando trabalhado de forma combinada e em conjunto o resultado será uma
produção totalmente diferente, com novas descobertas e interpretações
entre pessoas e máquinas.
O papel do Pedagogo vai além disso: ele proporcionará
um ambiente de aprendizado desenvolvendo nas pessoas o intuito das
cinco disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes, que Senge
(2002 p. 40) classifica em: pensamento sistêmico, domínio pessoal,
modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem
em equipe. Para um melhor entendimento no que se refere as cinco
disciplinas onde Senge explícita em sua obra, faremos um breve relato
abaixo.
O pensamento sistêmico consiste em ações
inter-relacionadas conectadas em um mesmo padrão. Voltado para as
organizações podemos entendê-la como um sistema (parte contábil, a
administrativa, a produção, etc.) contemplando o todo, e não analisar
somente cada parte individual para obtermos a solução de um problema e
para podermos desenvolver essa forma de pensamento.
O domínio pessoal é o comprometimento e a capacidade
de aprendizagem de cada indivíduo. Essa disciplina ela é contínua na
forma de aprofundar nossa visão pessoal, na concentração de nossas
energias, no desenvolvimento da paciência e a de ver a realidade
objetivamente. Nas organizações, se existe a aprendizagem pessoal e a
aprendizagem organizacional a reciprocidade para ambas será composta de
uma empresa disposta em aprender.
Os modelos mentais implicam no prisma de como cada
indivíduo analisa o mundo em sua forma de ver e agir a partir de cultura
familiar e social. Nas empresas o trabalho deverá ter formas de
diálogos ricos para que o indivíduo faça uma auto-análise e que aprenda a
expor seus próprios pensamentos e aceitar o feedback dos outros.
A construção de uma visão compartilhada deve ser
desenvolvida a partir de um líder, que traduz sua visão individual em
uma visão compartilhada passando a dividir com o grande grupo. E quando o
resultado é positivo o grupo compartilha objetivos não porque são
obrigadas, mas porque querem. Para as organizações essa disciplina
estimula a liderança, o comprometimento e o trabalho em equipe, servem
como forma de motivação para que novos objetivos sejam alcançados.
http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo
http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo
Um comentário:
Olá Educadora Nayara, estou aqui para conhecer um pouco do seu trabalho/blog. Vejo que sua missão é uma das mais gratificantes, promover o conhecimento. É verdade que ganhamos pouco, mas somos recompensados de outros prazeres da profissão.
Educadora, permita-me deixar um link de um projeto para unir ainda mais o nosso trabalho/prazer, o blog. Trata-se de um espaço que divulga outros blogs ligados diretamente à educação, o Educadores Multiplicadores. (A parceria é justa, sincera e dinâmica). Venha fazer parte desta Família e torne-se um Multiplicador(a)!
Quando tiver um tempinho e caso queira mais informações leio o texto no link abaixo:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html
http://www.marquecomx.com.br/
Abraços sinceros, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
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