segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bilhetes e Recadinhos aos Pais.


Os 10 mandamentos do dever de casa.
1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam

(avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a

lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e

não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele
precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as
tarefas.
3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas
só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o
raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não
vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor.
Aponte os erros (torne o erro construtivo) .
5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso
seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma
nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso.
Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender
(e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos
os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão
relacionadas a equívocos.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as
lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades
escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa.
Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à
escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são
tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas
diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as
obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de
casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de
aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou,
procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu
filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente,
a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas
e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de
camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e
ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.


Recadinho para a agenda
   
Srs. Pais ou responsáveis,

Será enviada toda semana uma pasta contendo textos para leitura para que a família dê continuidade ao trabalho feito na escola, de incentivo ao manuseio e o interesse pela leitura. É de extrema importância que esse trabalho seja contínuo em casa.
É importante mostrar para a criança o cuidado que devemos ter com a pasta(não amassar, rabiscar e nem rasgar...).
Sabendo que posso contar com sua dedicação, desde já agradeço.
Profª _________________________



 























Fonte:http://vihema.blogspot.com
 


Ficha de observação - Educação Infantil : Quadrinhos de SIM NÃO e AS VEZES


1.Lógico-matemático
-Analisa e interpreta dados
-Integra a matemática com outras matérias curriculares
-Demonstra organização e facilidade para contar e fazer cálculos
-Cria situações novas
2- Espacial
-Realiza atividades visuais
-Utiliza agrupamentos
-Demonstra atenção a detalhes visuais
-Manipula formas e objetos
3-Interpessoal
-Aprecia atividades em grupo
-Gosta de cooperar
-Se relaciona bem com o grupo
-Ajuda e orienta os outros
-Entende e responde adequadamente a temperamentos das pessoas
-É líder
-É sensível as necessidades e interesses dos outros
4-Linguística
-Apresenta habilidade de raciocinar
-Gosta de ouvir
-Gosta de ler e escrever
-Tem boa memória
-Usa linguagem para convencer, agradar...
-Transmite idéias com clareza
5-Musical
-Discrimina sons
-Aprecia músicas
-Gosta de cantar
-Demonstra sensibilidade para ritmos
-Reproduz musicas
-Expressa-se musicalmente
6-Corpóreo-cinestésica
-Controla seu próprio corpo
-Controla objetos
-Possui habilidade em artes
-Gosta de dançar
-Aprende melhor se movimentando
-Gosta de representar
-Apresenta bons reflexos
-Coordena bem a musculatura:fina/grossa
-Possui equilíbrio estático/dinâmico
7- Intrapessoal
-Sabe lidar com seus sentimentos e emoções
-Revela segurança e equilíbrio
-Manifesta timidez
-Partilha o que é seu
-Chora com freqüência
-Se isola
-É Cortez com as pessoas
-É aceito pelos colegas
-Pede sempre ajuda
-Demonstra agressividade 
8 - Hábitos:
*higiene corporal
*cortesia
*vestuário
*mobiliário


http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/comportamento/icami.tiba.jpg

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É À HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo.

12. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

13. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação.

14. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não devem interferir na educação do neto.

15. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

16. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

17. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

18. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'.

19. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

20. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

21. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, (em Curitiba, 23/07/08).
Içami Tiba, nascido em Tapiraí, é um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro.

http://matecarneiro.blogspot.com/

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