sábado, 13 de abril de 2013

O desafio de ensinar a ler: Atividades que possibilitam a aquisição da leitura

Leitura de Letras

1.   Bingo de Letras
Materiais: lápis, papel e cartões com as letras do alfabeto.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel e escreve uma das palavras da lista trabalhada. O professor passa a sortear as letras, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a letra sorteada em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as letras da cartela.

Leitura de Palavras:

1.   Bingo de Leitura
Materiais: lápis, papel e fichas com as figuras correspondentes as palavras da lista trabalhada.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel, escolhe quatro palavras da lista e as escreve. O professor passa a sortear as fichas, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a palavra correspondente em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as palavras da cartela.

2.   Preguicinha
Materiais: envelopes de colorset com abertura nas duas extremidades, cartões com palavras de uma lista já trabalhada
Procedimento: Esconder o cartão no envelope e propor a adivinhação da palavra, mostrando lentamente ora a letra inicial, ora a letra final até que as crianças descubram a palavra escondida.

3.   Memória coletiva
Materiais: Quadro de cinco pregas; seis pares de cartões com as palavras da lista e as figuras correspondentes; cartões numerados de 01 a 04 e cartões com as letras A, B, C e  D.
Procedimento: Dividir a turma em pequenos grupos. Organizar na primeira linha do quadro de pregas os cartões numerados e na primeira coluna os cartões com letras. Completar as linhas e colunas com os cartões de figuras e de palavras embaralhados e voltados para trás. Cada grupo, na sua vez de jogar escolhe um par ordenado. O grupo que encontrar mais pares vence a partida.

4.   Certo ou errado?
Materiais: Quadro de várias pregas; 02 cartões com os títulos das categorias de listas trabalhadas em sala de aula e cartões com as palavras destas listas.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar os cartões de acordo com a categoria. A conferência deve ser feita coletivamente.

5.     Passa ou repassa
Materiais: Cartões com palavras de várias categorias de listas trabalhadas em sala de aula.
Procedimento: A turma deverá ser organizada em dois grupos. Cada grupo indica um participante, que deverá se posicionar de frente para seu oponente, em volta de uma mesa e com as mãos na cabeça. O professor sorteia uma categoria e mostra a primeira palavra. Ao seu comando os jogadores devem bater na mesa o mais rápido que conseguirem. Aquele que bater primeiro terá o direito de fazer a leitura da palavra. Se estiver certo, marca ponto para o grupo e desafia outro oponente. O jogo segue até que todos tenham participado.

Leitura de frases:

1.   Frases embaralhadas
Materiais: Quadro de 01 prega; tiras com palavras que possibilitem a formação de frases.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar uma frase. O sentido da frase é conferido coletivamente.

Leitura de Texto:
1.     Texto fatiado
Materiais: Quadro de várias pregas; tiras de cartões com frases que compõe um pequeno texto conhecido de memória.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar o texto. A conferência deve ser feita coletivamente.
2.     Leitura Explosiva
Materiais: Quadro de 01 prega; envelopes com adivinhas; cartões com as respostas correspondentes às adivinhas e balões coloridos
Procedimento: Cada grupo elege um representante que receberá uma das bolas de aniversário e funcionará como cronômetro para um grupo adversário. Na sua vez de jogar, o grupo recebe um envelope com uma adivinha que deverá ser lida para todos. O grupo se põe a procurar a resposta entre os cartões que deverão estar espalhados sobre a mesa, enquanto o representante do outro grupo se põe a assoprar a bola. Assim que encontrar a palavra deverá colocá-la no quadro de pregas. Se o grupo demorar a encontrar a resposta e a bola estourar, perde a rodada. Se errar a palavra pode fazer mais duas tentativas enquanto a bola não estoura. Se acertar a palavra, o adversário deverá segurar a bola, sem esvaziá-la, aguardando a nova partida para continuar a assoprá-la.



[1] Monica Valéria Pinheiro é licenciada em Pedagoga pela UERJ e Especialista em Supervisão Educacional pela FIJ. Atualmente é Supervisora Educacional da rede FAETEC e professora Alfabetizadora da rede Municipal de Nova Iguaçu.  Também atua como formadora de Alfabetização e Linguagem nos cursos de Formação Continuada para Séries Iniciais no município de Mesquita.


Sugestões de Jogos Fonológicos para a alfabetização

Encontrei esta sugestão de jogo no blog pedagogizando.  Achei bastante interessante.
Cartões enigmáticos-Os aprendizes do grupo recebem “cartões enigmáticos” e uma sacola ou caixa com muitas figuras. O jogo consiste em:
a)decifrar as “palavras enigmáticas” formadas com a combinação das primeiras sílabas dos desenhos de cada linha;
b)localizarem na sacola ou caixa as figuras correspondentes;
c)escreverem o nome das figuras “descobertas”.
Onde as palavras enigmáticas são formadas juntando-se as sílabas iniciais do nome de cada desenho do “segredo”.
Confira no link abaixo:

Bingo dos contos de fadas

Este bingo é muito bom para trabalhar a leitura e funciona como um jogo da velha. Quem conseguir marcar primeiro uma carreira de três contos grita "bingo" e vence a partida.
Os mesmos contos aparecem em todas as cartelas em posições variadas, mas em algumas situações é possível que mais de um jogador feche uma carreira com os mesmos contos, em posições diferentes, ao mesmo tempo. 
O jogo foi pensado para um grupo de quatro participantes, sendo que um componente canta o bingo e os outros marcam suas cartelas.

Obs.: Ao reproduzir as cartelas deve-se reproduzir uma a mais para recortar em fichas.





Jogo dos Meios de Transportes

Muito boa esta ideia da professora cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem de Mesquita, Nanci de Fátima. Parabéns, Nanci!

Jogo dos meios de Transportes


O jogo contém: Um dado, um tabuleiro com figuras de meios de transportes e quatro pinos sendo 1 amarelo.1 azul,1 vermelho e 1 verde.

Regra do Jogo:

O jogo deverá ser jogado por quatro alunos de cada vez.
A professora escolhe em ordem alfabética o aluno que irá andar com o seu pino primeiro.
Ela joga o dado e o número que sair, ele deverá andar a quantidade de números tirados.
Se cair em um meio de transporte, terá que falar o nome da figura e procurar na lista de nomes.
Caso acerte marca ponto e se errar fica uma rodada sem jogar.


Bingo do Alfabeto

Jogo eaborado e utilizado em turma pela professora cursista do Pró-Letramento Alfabeização e Linguagem em Mesquita, Nanci de Fátima. Parabéns!


O jogo contém:

Uma sacola com letras do Alfabeto

Regras do Jogo:

A professora chama um aluno de cada vez.
Este deve tirar da sacola apenas uma letra e deverá dizer que letra é.
Se acertar, marca ponto e a letra é retirada, mas caso erre deve colocar a letra novamente na sacola.
Ganha o aluno o aluno que acertar maior quantidade de letras.

Envelope Mágico

Este jogo foi elaborado e utilizado em classe pela cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, Nanci de Fátima. Parabéns, querida!

O jogo contém:
Envelopes contendo em cada um, a figura de um animal e as letras que formam o seu nome.


Regras do Jogo:

1- Os envelopes são colocados em uma mesa

2- A professora chama um aluno de cada vez para escolher um envelope

3- Depois que todos os alunos pegarem um envelope, este deverá ser aberto e o aluno deverá montar o nome do animal.
4- A medida que o aluno for terminando poderá pegar outro envelope.
Ganha quem conseguir montar mais nomes.

Acerte se souber

Muito interessante este jogo que envolve escrita. Ele foi elaborado e executado pela professora cursista Ester. As regras estão logo abaixo das fotos.






Material: Cartas com desenho na frente e nome do desenho atrás.

Jogadores: no máximo quatro.

Regras do jogo:

1- Os jogadores embaralham as cartas;

2- As cartas ficarão empilhadas, uma em cima da outra, na mesa;

3- Sorteiam quem irá iniciar o jogo;

4- O jogador que iniciou o jogo irá jogar o dado e o número que cair, será o número da carta sorteada. Por exemplo: se caiu o número três no dado, o jogador pegará a terceira carta e as outras passarão para a parte de trás da pilha;

5- O jogador verá o desenho da carta e escreverá o nome da figura, após ele ter escrito, a carta será virada ao contrário e será visto a forma correta de se escrever o nome da figura;

6- Se o nome estiver correto ele continua no jogo, se errar será eliminado;

7- Ganha o que acertar mais nome de figuras.

PIF DE PALAVRAS

Este foi o jogo confeccionado e executado pela professora Eliete com a turma.  Esta professora vai longe! parabéns, Eliete!



Regras
PIF DE PALAVRAS
Os alunos em fase de alfabetização vão adorar este jogo em que o objetivo é montar palavras usando cartinhas com letras. Fique de olho enquanto as crianças jogam, mas não corrija eventuais trocas de letras. O melhor é deixar os próprios alunos dizerem aos colegas que eles escreveram uma palavra errada. Depois de algum tempo, se ninguém tiver percebido, mostre a grafia correta.

Papelão, papel branco e colorido, uma lata, giz de cera, lápis, régua, tesoura e cola são o materiais de que você vai precisar. Desenhe no papel branco 112 quadros de 3,5 por 3,5 cm. Neles, escreva quatro alfabetos completos, incluindo k, y e w. Faça ainda oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal. Esse número de cartas é ideal para três jogadores. Pinte as cartas com giz de cera, cole a folha no papelão e recorte. Escreva as regras ao lado num papel e guarde-o junto com as cartas na lata, enfeitada com papel colorido picado.

Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas. Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte. Vence quem primeiro formar três palavras usando as onze letras. Não importa o número de letras de cada palavra. Podem ser, como no exemplo acima, duas palavras com quatro e uma com três. Uma mesma carta não pode ser usada em duas palavras. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos mas que não lhe serve (à esquerda). O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte. Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.

Este jogo foi extraído do site:


Qual é a palavra?

A cursista Arlete Rosendo caprichou e elaborou mais este jogo. Parabéns, Arlete!


JOGO: QUAL É A PALAVRA?


OBJETIVO:

IDENTIFICAR A ESCRITA DE PALAVRAS REFLETINDO A JUNÇÃO DE VOGAIS E CONSOANTES FORMANDO SÍLABAS.

IDADE: 1º E 2º ANO DA ESCOLARIDADE.

MATERIAL:

ENVELOPE COLORIDO E CARTÃO COM PALAVRA E FIGURA CORRESPONDENTE. (PALAVRAS DO COTIDIANO DOS ALUNOS)

COMO JOGAR:

DIVIDIR A TURMA EM 2 GRUPOS. EM CADA JOGADA UM ALUNO DE CADA GRUPO TENTA LER A PALAVRA QUE A PROFESSORA LENTAMENTE RETIRA DO ENVELOPE. SE ACERTAR, GANHA PONTO PARA SEU GRUPO. O GRUPO VENCEDOR É AQUELE QUE ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS.

EM BUSCA DE SEU PAR.

Este foi o jogo elaborado e utilizado pela cursista Arlete Rosendo com sua turma. Parabéns, Arlete!




JOGO: EM BUSCA DE SEU PAR.

• ESTE JOGO CONTÉM SITUAÇÕES DE FÁCIL ENTENDIMENTO. O OBJETIVO É ENCAIXAR PALAVRAS E FIGURAS COM PEÇAS DE QUEBRA-CABEÇA, IDENTIFICANDO A ESCRITA CORRESPONDENTE A FIGURA E AO ENCAIXE DOS CARTÕES.
• IDADE: 1º E 2º ANO DA ESCOLARIDADE

COMO JOGAR: GRUPO DE 4 A 6 ALUNOS.
OS CARTÕES FICAM VIRADOS PARA ABAIXO.
CADA ALUNO NA SUA VEZ, VIRA DOIS CARTÕES AO MESMO TEMPO.(APÓS TER FEITO UMA AVALIAÇÃO PRÉVIA DE FORMATO DOS CARTÕES),PROCURANDO LER A PALAVRA, IDENTIFICAR A FIGURA E O ENCAIXE DA PEÇA. SE ACERTAR FICA COM OS CARTÕES MONTADOS NA SUA MESA E GANHA PONTO. SE ERRAR, DEVOLVE OS CARTÕES VIRADOS PARA BAIXO.GANHA O GRUPO QUE TIVER MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS CERTAS.

DOMINÓ DE PALAVRAS

Nossas cursistas estão dando um show!
Este foi o jogo escolhido pela cursista Luciana Lima para aplicar em sua classe.
Parabéns, Luciana!




Como jogar:
Dividir a turma em grupos de 4 participantes. Cada participante recebe sete cartas e, na sua vez de jogar deverá ler em voz alta a palavra escrita na carta e a figura, começando o jogo. O próximo aluno tem que encaixar a sua carta no jogo e assim sucessivamente. Quem encaixar a última carta ganha o jogo.

PALAVRAS COLORIDAS

Este é o jogo elaborado e utilizado em classe pela cursista Cristina Manique.
Parabéns, Cristina!


PARTICIPANTES: GRUPO DE QUATRO ALUNOS

MATERIAL: LETRAS EM TIRAS DE PAPEL COLORIDO.

UM DADO COM OS LADOS DAS MESMAS CORES DAS TIRAS.

QUADRO DE PREGAS INDIVIDUAIS.



REGRAS:

Cada aluno recebe um quadro de pregas e na sua vez de jogar lança o dado. De acordo com a cor sorteada o aluno escolhe uma das fichas de letra com a cor correspondente. O aluno coloca a letra no quadro de pregas.
A professora indicará de quantas letras deverá ser formada a palavra. O número de jogadas do dado para cada participante deverá ser de acordo com o número de letras determinado pela professora. Vence o que formar a palavra primeiro. Tendo empate a professora poderá aumentar o número de jogadas.

As letras variam de número e cor para dificultar a formação.
O JOGO PODE SOFRER MODIFICAÇÕES DE ACORDO COM O OBJETIVO DO PROFESSOR.

Trilha das Frutas

Este Jogo foi elaborado e realiado em classe pela professora cursista Andréia Camacho.
Parabéns, Andréia!!!
NOME DO JOGO: Trilha das Frutas

OBS.: O JOGO FOI REALIZADO COM GRUPOS DE 6 ALUNOS.

- MATERIAL:

* Uma trilha;
* Peças para os participantes se locomoverem pela trilha;
* Cartelas com figuras de frutas;
* Cartelas com os nomes das frutas.

- OBJETIVOS:

* Identificar o nome das frutas;
* Perceber que a quantidade de sílabas corresponde à quantidade de vezes que abrimos a boca para pronunciá-las;
* Perceber que nem todas as palavras têm a mesma quantidade de sílabas;
* Relacionar a quantidade de sílabas à quantidade de casas que terão que andar.

- REGRAS:

1) As cartelas com as figuras ficam viradas para baixo;

2) As cartelas com os nomes das frutas ficam viradas para cima;

3) Cada aluno na sua vez, vira uma cartela com a figura;

4) Procura o nome correto da fruta que escolheu;

5) Então, anda a quantidade de casas que corresponde a quantidade de sílabas da palavra somente se acertar o nome da fruta;

6) Se não acertar, passa a vez;

7) Quem falar a resposta para o jogador da vez, perde a jogada;

8) Ganha o jogo, quem chegar mais próximo à linha de chegada.

Vamos alfabetizar com jogos!

TRILHA DE LEITURA

Digitalizei este jogo, porém não encontrei as regras. 
Penso na seguinte possibilidade:

Nº de participantes: 2 a 4
  • 1 dado
  • Cartas com os nomes de cada figura
  • Marcadores
  • Trilha
Regra:
Espalham se as cartas, voltadas para cima, em torno do tabuleiro.
Cada participante, na sua vez de jogar, lança o dado e conta o mesmo número de casas. Observa a figura e recolhe a carta correspondente. Caso não encontre a carta, volta para a última casa em que estava.
Vence quem chegar primeiro ao ponto de chegada.

Jogo das profissões em sílabas

Este jogo de autoria de Ivana Kaiper oportuniza ao aluno pensar na organização das sílabas na formação das palavras em questão.
No início pode ser jogado com as cartas voltadas para cima.  O aluno recolhe todas as cartas com o mesmo personagem e organiza as silabas de modo que se possa ler o nome da profissão, assim as crianças se familiarizam com a quantidade de cartas e as sílabas que compõem cada palavra.
Vencido o primeiro desafio as cartas podem ser viradas para baixo como no jogo de memória tradicional.


Dominó da Culinária

Este dominó é muito interessante e envolve leitura e compreensão.
Podemos utilizar, ainda, a lista de palavras que ele nos fornece e promover outras atividades de alfabetização como: Bingo, forca, montagem de palavras com alfabeto móvel e etc.

Bingo do Alfabeto

Esta é mais uma possibilidade de promover a fixação dos nomes das letras do alfabeto. Nesta proposta o professor pode sortear e cantar as letras mostrando-as ao grupo ou não, dependendo do nível de conhecimento e do grau de desafio desejado.


Jogo Bingo de Letras

Este jogo é uma alternativa bastante interessante para fixar os nomes das letras.  Ao contrário do que muitos pensam, identificar as letras (grafemas) pelos nomes que recebem é um passo importante no processo de apropriação da leitura, uma vez que na maioria dos casos o nome dos grafemas fornecem pistas sobre os fonemas que eles representam. 
Regras:
Cada grupo recebe uma cartela e marcadores.
A professora sorteia cartões com letras e os alunos observam os cartões comparando as letras sorteadas com as de suas cartelas.
Se a letra sorteada for igual a de suas cartelas deverão marcá-las.
Vence quem primeiro completar a cartela.

Jogo Formando Palavras

Este jogo, produzido por uma cursista do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita - turma 2008, ajuda a refletir sobre a formação de palavras.  Apoiado nas figuras, o aluno tem que dar conta de nomeá-las, utilizando para isto todas as letras de um mesmo conjunto. 


Regras:

Cada aluno seleciona todas as tiras que possuem a mesma figura e organiza a respectiva palavra.
Assim que terminar pode organizar outra palavra.
Quando todas as palavras estiverem organizadas o professor ou um aluno leitor faz a conferência e aponta o vencedor de acordo com o número de palavras montadas corretamente.

Jogo Trilha do Desafio

Este foi o jogo produzido e apresentado pelo professor cursista Anderson Marinho da turma de 2008 do Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem em Mesquita. além do visual atraente, permite muitas variações de acordo com os níveis dos alunos participantes.

Regras:

Cada participante, na sua vez de jogar, lança o dado e avança o número de casas correspondente.
Para cada letra em que parar terá que aceitar o desafio proposto pelo grupo que terá sempre relação com a letra da casa (cantar uma música com uma determinada palavra, dizer o título de uma história, o nome de um animal, uma palavra de determinada classe gramatical e etc.)

Vence quem chegar primeiro ao final da trilha.

Excelente trabalho disponível no blog: http://apaixonadosporletramento.blogspot.com.br
Parabéns pelo criativo do trabalho do blog!!!

Nenhum comentário: