sábado, 14 de março de 2009

Construindo a Educação
“Assim como não se levanta um prédio sem plantas e cálculos, não se constrói educação sem planejamento. A fórmula para planejar é bem simples:
1. Definir os objetivos, de acordo com os interesses e as possibilidades do aluno.
2. Depois o caminho para alcançá-los, com materiais, espaços, técnicas e tempo disponíveis.
3. Entre o primeiro e o último ponto é preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave do sucesso.”
(Fonte: Nova Escola Ano XIV nº126 por Adriana Vera e Silva)
Dicas para professores iniciantes

Às vésperas da primeira aula,
Podem aparecer reações desagradáveis,
Como ansiedade e medo, porém as emoções.
Vão se modificando à medida que você vai se preparando.

Planeje detalhadamente as aulasConteúdo: O que vai pôr no quadro e o que e vai dizer. Varie as estratégias: Faça os alunos se mexerem de vez em quandoPergunteTrabalhe em dupla ou em grupo. Dirija-se a um aluno específico
Ensaie
Dê a aula antes:
Para ninguém, para o espelho, para um conhecido. Grave-se ou filme-seProcure variar o tom de voz. Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

Prepare-se emocionalmenteEmoções geralmente contém uma mensagem.

Ajuste as expectativas – torne-se confiável. Saiba o conteúdo e mais um pouco. Diga quando sabe, quando não tem certeza e quando não sabe.

Segure as rédeas da turma - você é a autoridadeSe alguém conversar alto e você não fizer nada, abre caminho para que aconteça de novo. Construa um bom relacionamento com a turma e com os alunos
Coloque-se no lugar do alunoVisualize-se sentado numa das carteirasLembre-se de suas próprias experiências

Melhore-seLeia e procure aplicar as idéias de livros de didática. Haverá sempre algo a mais para se aprender com: -colegas - consigo mesmo - coordenador - alunos.

Autor: Virgílio Vasconcelos Artigo completo no site:

http://www.possibilidades.com.br/ensino/dicas_professores.asp

Conteúdo obrigatório?
Temos que dar conta de todo o conteúdo proposto para o ano letivo?
Para César Coll (psicólogo espanhol e consultor dos PCNs do Brasil) o importante é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor.
Zélia Cavalcanti (professora que organizou o 1º seminário de Coll no Brasil) afirma: "O foco principal sai do conteúdo para a maneira de passar a informação para que ocorra a aprendizagem."
Revista Nova Escola, agosto de 2002, página 22.
Artigo de Cristiane Maragon e Eduardo Lima



Por que usar um só caderno?

Um só caderno para todas as disciplinas,
Sem separação dos conteúdos por matérias?

Edgar Morin (estudioso francês) defende a interligação dos saberes e critica o ensino fragmentado.
Ulisses Araújo (doutor em Psicologia Escolar) afirma que "todas as disciplinas estão interligadas e são dependentes entre si".
Usando um caderno único podemos integrar o conhecimento e acabar com a hierarquia que existe entre as matérias e mostrar que nenhuma é mais importante que as outras.
Revista Nova Escola, agosto de 2002, página.

Seja um mestre da reflexão
Abra a cabeça-Questione a própria ação, debata idéias com os colegas, busque novos caminhos. Fique a sós- Pinte, escreva, medite em silêncio...encontre um jeito próprio de conversar consigo mesmo, livre dos estímulos do mundo externo.Observe- Apure o olhar para captar os detalhes, reações, o movimento da classe. Desenvolva o espírito investigativo. Expresse-se - Use e abuse da escrita para formalizar a experiência, descrevendo situações, processos, causas e efeitosInterprete-Compare, relacione e procure contradições naquilo que foi registrado. Conclua-Partindo dos dados da análise levante hipóteses e planeje as próximas aulas. Fonte: Revista Nova Escola - março/2002

Energia para o mundo
As grandes forças incentivadoras da vida são: a fé, a esperança e o amorforças que se alcançam pelo estudo da Bíblia. Jesus Cristo é um testemunho do valor da Bíblia como meio de educação. O maravilhoso poder mental e espiritual do Mestre dos Mestres foi adquirido por seu diligente estudo, meditação e obediência aos escritos inspirados dos profetas. As crianças e jovens de hoje, que crescem com a Bíblia na mão, podem receber e partilhar esta energia vivificadora, como o fez Jesus. Serão torrentes de bênçãos sobre o mundo!Fonte: Livro Educação

Ensinar é...
Ensinaré um exercíciode imortalidade.De alguma formacontinuamos a vivernaqueles cujos olhosaprenderam a ver o mundopela magia da nossa palavra.O professor, assim, não morrejamais...
Rubem Alves


Profissional Indispensável

Características que valorizam o Professor(a) Nos dias atuais.1 EXPERIÊNCIA ANTERIOR2. CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA- operar um computador e utilizá-lo para enriquecer as aulas3. LEITURA VARIADA-Ser bem informado ( formação cultural e obras sobre Educação)4. ATUALIZAÇÃO CONSTANTE- Realização de cursos ou participação em congressos e seminários5. POSTURA PESSOAL- capacidade de trabalhar em equipe6. DOMÍNIO DE CLASSE-saber estabelecer regras junto com sua turma e aplicá-las de maneira justa e democrática7. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS- criatividade, dinamismo, flexibilidade e capacidade de adaptar-se a mudanças.8. DOMÍNIO DE LÍNGUAS- Saber Inglês, para facilitar o acesso a fontes de informação.Fundamental, no entanto, é falar e escrever corretamente o Português. Fonte: Fundação Victor Civita - São Paulo - Brasil© 2000 www.sitededicas.com.br Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: