domingo, 15 de abril de 2012

Projeto “Monteiro Lobato”


 
 


Introdução
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria fazer com que o Brasil pudesse crescer e desenvolver-se, ocupando um lugar de destaque mundial na literatura. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté, o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas às crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.


Justificativa
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau Amarelo foi uma maneira que nós, professoras, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

Objetivos
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade de ler:
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

Desenvolvimento
-Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Histórias;
- Músicas;.
-Desenhos.
- Danças


Duração:
- Mês abril.

Produto Final: Os alunos farão uma apresentação para os colegas de outras classes, onde interpretarão canções e danças referentes ao Sitio do Pica-pau Amarelo. Além de confeccionarem livrinhos contendo a biografia do autor e atividades diversas.

2 comentários:

www.ensinandocomcarinho.com.br disse...

Oi querida. vi seu link no Diversos blogs Educacionais e adorei conhecer seu cantinho.
Já sou sua seguidora.
Um abraço!!!

Pedagoga Viviane disse...

Olá Nayara, dê um pulinho do blog http://diversosblogseducacionais.blogspot.com.br/

Copie o selo onde diz que vc faz parte, assim fará propaganda do seu próprio blog,dizendo que ele é de qualidade.(pegue o selo na aba faça parte vc também.
Seja seguidora e caso queira escrever algo sobre seu blog é só comentar na postagem referente a ele.
Mil bjs SEja bem vinda!!!