sábado, 5 de maio de 2012

PROJETO PROFISSÕES

 Objetivos

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita

Justificativa

Diante da complexidade de trabalhar o tema profissões na Educação Infantil,  foi pensado duas alternativas para desenvolve-lo de forma significativa. Alternativas estas que estão descritas a seguir.

1ª alternativa

Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.

O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos,  jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.

Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

2ª alternativa

Serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

Professor
Medico
Carteiro
Pintor
Motorista
Padeiro
Dentista
Bombeiro
Soldado
Costureira
Cozinheiro
Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um álbum de figurinhas com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração do aluno. A figurinha poderá ser feita pelo professor e numerada para que o aluno a cole no lugar correto. Seria interessante não colar todas as figurinha no mesmo dia.

3 comentários:

Simonha disse...

Gostei das duas alternativas, portanto eu faria uma junção das duas alternativas, pesquisar as profissões dos pais e trabalhar uma por dia... se forem muitas, aí destaca as que mais aparecerem...
Obrigada por compartilhar sua ideia. Gosto e admiro esta forma de trabalhar projetos.

Terezinha Guimarães disse...

PASSEI PARA UMA VISITINHA.
ABRAÇOS

www.poetizarpoetizar.blogspot.com

Elisete Nunes disse...

Olá! Passei para conhecer teu blog. Amei! Muito fofo! Estou te seguindo. Fica com Deus. Beijos...