Com dinâmicas divertidas, você
professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui
para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os
novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar
um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática
de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir
dez atividades de integração para diversos níveis de estudo.
Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série,
divida os alunos em
grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos.
Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e
anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os
textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta
adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os
locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o
máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua
função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem
suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola
(com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do
mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a
visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª
séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.
O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a
ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou
jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa
fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações
precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre
outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam
sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a
coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além
disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de
mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries
O JOGO DAS
SAUDAÇÕES
OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.
COMO JOGAR:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.
Quando
estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
NOME: COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo,
pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam
a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a
bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina
estar com a bola. Se errar repete o jogo.
NOME: DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia,
obaservação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno
que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o
grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à
medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
NOME: JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação,
coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo,
mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos
vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início,
Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará
pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
NOME: ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em
semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do
centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for
apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao
centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar
os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será
substituído pelo primeiro do semi-círculo.
NOME: CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os
colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá:
cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os
alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar:
“trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se
colocar no lugar de um companheiro.
- Inflando balões
1- Destinatários: Grupos de jovens.
2- Material: 15 balões para cada equipe e barbante ou linha para amarrar a
boca dos balões.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo
balões, sem ar. A um sinal do animador, e no espaço de dois minutos, as
equipes procuram inflar todos os seus balões. Ganha a equipe que conseguir a
maior quantidade.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
- Meu Vizinho
Formação : todos em círculo
Desenvolvimento:
O animador começa o jogo dizendo : "O meu vizinho é ..." ( aqui diz uma
qualidade ). Conforme a letra que inicia a palavra dita, todos os outros
jogadores devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra. Por ex.,
se o animador disser: "Meu vizinho é corajoso", todos os demais jogadores
dirão palavras com a letra "C". Não podem repetir palavras. Terminada a
primeira rodada, o animador escolhe outra letra e assim por diante prossegue
o jogo.
80.
Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os
participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se
encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de
pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam
seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem
dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
88.
Dinâmica do "Qualidade"
Cada um anota em um pequeno
pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos
colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal,
todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que
tem esta qualidade, justificando.
SE EU FOSSE...
Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam
de ser
- IDADE:
A partir de sete anos.
- O
QUE DESENVOLVE Identidade.
- MATERIAL: Perguntas escritas em um papel e lápis ou
caneta.
-
ORGANIZAÇÃO: As crianças
ficam em duplas.
- COMO BRINCAR: Uma das crianças de cada dupla inicia
fazendo perguntas ao colega. Se você fosse uma fruta, seria... Se você fosse um
filme, uma música, um brinquedo, um lugar, uma roupa, uma palavra... Ela anota
as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às
questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos
demais o que descobriu sobre o amigo. A brincadeira termina quando todos
falarem
CAIXINHA
DE SURPRESAS
Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre
uma tarefa.
- IDADE
A partir de sete anos.
- O
QUE DESENVOLVE Expressão
de sentimentos.
- MATERIAL
Uma caixa, tiras de
papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs.
- ORGANIZAÇÃO
Os alunos ficam em
círculo, sentados ou em pé.
- COMO
BRINCAR Elabore tarefas
com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música,
contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa,
que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos
e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você
desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a
tarefa que está escrita nele.
Dança da Cadeira:
Objetivo:
Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os
colegas.
Materiais:
Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
O professor
propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois
distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a
dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira
onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão
de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras
de lugar.
Corrida dos Balões:
Objetivo:
Escrever seu nome.
Materiais:
Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
Procedimentos:
Formar as
crianças em duas filas.
Distribuir
uma ficha com um número para cada criança.
Dado o
sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu
número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome
TRAVA-LÍNGUAS
Aqui o desafio é falar
bem rápido, mas sem enrolar a língua.
- IDADE: A
partir de cinco anos.
- O QUE DESENVOLVE:
Ritmo, expressão oral e audição.
- ORGANIZAÇÃO: Livre.
- COMO BRINCAR: As crianças declamam as quadrinhas em voz alta. Quem
erra perde a vez.
ARANHA
E A JARRA
A
aranha arranha a jarra.
A
jarra arranha a aranha.
Nem
a aranha arranha a jarra
Nem
a jarra arranha a aranha.
A
LIGA
Se
a liga me ligasse,
Eu
ligava a liga.
Mas,
como a liga não me liga,
Eu
não ligo a liga.
O
DOCE MAIS DOCE
O
doce perguntou para o doce
Qual
é o doce mais doce.
O
doce respondeu para o doce
Que
é o doce de batata-doce.
PINGA
A PIPA
Pinga
a pipa
Dentro
do prato,
Pia
o pinto
E
mia o gato.
TIGRE
E TRIGO
Um
prato de trigo
Para
um tigre.
Dois
pratos de trigo
Para
dois tigres...
VACA
PRETA, BOI PINTADO.
Quero
que você me diga,
Sete
vezes encarrilhado,
Sem
errar, sem tomar fôlego,
Vaca
preta, boi pintado.
O
PEITO DE PEDRO
Pedro
tem o peito preto.
O
peito de Pedro é preto.
Quem
disser que o peito de Pedro não é preto
Tem
o peito mais preto do que o peito de Pedro.
O
SAPO E O SACO
Um
sapo dentro do saco,
O
saco com o sapo dentro,
O
sapo batendo o papo,
E
o papo cheio de vento.
OS
MAFAGAFOS
Num
ninho de mafagafos,
Seis
mafagafinhos há.
Quem
os desmafagafizar
Bom desmafagafizador será
PARLENDAS
Brincar com as palavras é fácil e bem divertido. Quer ver só?
- IDADE: A partir de três anos.
- O QUE DESENVOLVE: Ritmo, expressão oral e audição.
- ORGANIZAÇÃO: Livre.
- COMO BRINCAR: As crianças podem simplesmente declamar o texto
ou usá-lo na hora de escolher quem inicia uma brincadeira. É possível, ainda,
brincar de bater palmas em duplas, trios ou quartetos ao som dessas rimas.
ANDANDO
PELO CAMINHO
Fui
andando pelo caminho,
Éramos
três.
Comigo
quatro.
Subimos
os três no morro.
Comigo
quatro.
Encontramos
três burros.
Comigo
quatro.
BAMBALALÃO
Bambalalão,
Senhor
capitão,
Espada
na cinta,
Sinete
na mão.
BATATINHA
Batatinha
quando nasce
Esparrama
pelo chão,
A
menina quando dorme
Põe
a mão no coração.
CADÊ?
Cadê
o toucinho
que
estava aqui?
O
gato comeu.
Cadê
o gato?
Fugiu
pro mato.
Cadê
o mato?
O
fogo queimou.
Cadê
o fogo?
A
água apagou.
Cadê
a água?
O
boi bebeu.
Cadê
o boi?
Está
amassando trigo.
Cadê
o trigo?
A
galinha espalhou.
Cadê
a galinha?
Está
botando ovo.
Cadê
o ovo?
Quebrou!
COCHICHO
Quem
cochicha
O
rabo espicha,
Come
pão
Com
lagartixa.
FUI
À FEIRA
Fui
à feira comprar uva,
Encontrei
uma coruja.
Pisei
no rabo dela,
Ela
me chamou de cara suja.
FUI
AO BOTEQUIM
Fui
ao botequim
Tomar
café,
Encontrei
um cachorrinho
De
rabinho em pé.
Sai
pra fora, cachorrinho,
Que
eu te dou um pontapé!
MEIO
DIA
Meio-dia,
Panela
no fogo,
Barriga
vazia,
Macaco
torrado,
Que
vem da Bahia,
Panela
de doce,
Para
dona Maria.
MINHA
MÃE MANDOU
Minha
mãe
Mandou
bater
Nesse
daqui,
Mas
como
Eu
sou teimoso
Vou
bater
Nesse
daqui.
O
MACACO FOI À FEIRA
O
macaco foi à feira,
Não
teve o que comprar,
Comprou
uma cadeira
Pra
comadre se sentar.
A
comadre se sentou,
A
cadeira esborrachou.
Coitada
da comadre,
Foi
parar no corredor.
O
PIANO
Lá
em cima do piano,
Tem
um copo de veneno,
Quem
bebeu morreu,
O
azar foi seu!
OS
DEDOS
Dedo
Mindinho,
Seu
Vizinho,
Maior
de todos,
Fura-bolos,
Cata-piolhos.
PISEI
NA PEDRINHA
Pisei
na pedrinha,
A
pedrinha rolou,
Pisquei
pro mocinho,
O
mocinho gostou,
Contei
pra mamãe,
Mamãe
nem ligou,
Contei
pro papai,
Chinelo
cantou.
REI,
CAPITÃO.
Rei,
capitão,
Soldado,
ladrão,
Moça
bonita
Do
meu coração.
SOU
PEQUENININHO
Sou
pequenininho,
Do
tamanho de um botão,
Carrego
papai no bolso
E
mamãe no coração.
O QUE
É, O QUE É...
Quem acertar as respostas para estas charadinhas mostra que é bem
sabido!
- IDADE: A partir de cinco anos.
- O QUE DESENVOLVE:
Expressão oral e agilidade de pensamento.
- ORGANIZAÇÃO: Livre.
- COMO BRINCAR: As crianças se reúnem e desafiam umas às outras com as
adivinhas.
CANTO
VENCEDOR
Quem ganha é um dos cantos da classe, em que estão reunidos vários
objetos.
- IDADE: A
partir de seis anos.
- O QUE DESENVOLVE: Cooperação e percepção visual.
- MATERIAL: Objetos
da sala de aula.
O
DESENHISTA
IDADE = A partir dos 10 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
Os jogadores devem se dividir em 2 grupos, o primeiro grupo deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto isso o outro grupo escolherá entre eles um jogador que desenhe bem, quando tudo estiver certo o jogador da equipe 2 irá até a equipe 1 e lá ficará sabendo a palavra que deverá ser desenhada, ele voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons e fazer mímicas, só poderá desenhar. Seus colegas terão 1 minuto para descobrir a palavra, se acertarem ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário. A equipe que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Coordenação motora;
- Imaginação;
- Conclusão.
IDADE = A partir dos 10 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
Os jogadores devem se dividir em 2 grupos, o primeiro grupo deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto isso o outro grupo escolherá entre eles um jogador que desenhe bem, quando tudo estiver certo o jogador da equipe 2 irá até a equipe 1 e lá ficará sabendo a palavra que deverá ser desenhada, ele voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons e fazer mímicas, só poderá desenhar. Seus colegas terão 1 minuto para descobrir a palavra, se acertarem ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário. A equipe que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Coordenação motora;
- Imaginação;
- Conclusão.
O
ESCOLHIDO É VOCÊ
IDADE = 9 a 13 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O grupo escolherá um colega que sairá do local, para que os outros possam escolher entre eles um colega que será descrito por eles através de perguntas que o colega que foi retirado vai fazer, por exemplo: Gosta de participar de brincadeiras ?, É inibido ?
Se fosse um animal, qual seria ?. As respostas tem que ser dadas de acordo com as características físicas, com a personalidade, como o colega se apresenta no convívio com o grupo, etc.... O colega que tem que adivinhar poderá fazer quantas perguntas quiser, porém, só terá uma chance para acertar. Caso ele erre terá que pagar uma prenda escolhida pelo colega dono de tais adjetivos.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Memorização;
- Capacidade em concentrar dados;
- Imaginação;
- Atenção;
- Capacidade de observar.
IDADE = 9 a 13 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O grupo escolherá um colega que sairá do local, para que os outros possam escolher entre eles um colega que será descrito por eles através de perguntas que o colega que foi retirado vai fazer, por exemplo: Gosta de participar de brincadeiras ?, É inibido ?
Se fosse um animal, qual seria ?. As respostas tem que ser dadas de acordo com as características físicas, com a personalidade, como o colega se apresenta no convívio com o grupo, etc.... O colega que tem que adivinhar poderá fazer quantas perguntas quiser, porém, só terá uma chance para acertar. Caso ele erre terá que pagar uma prenda escolhida pelo colega dono de tais adjetivos.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Memorização;
- Capacidade em concentrar dados;
- Imaginação;
- Atenção;
- Capacidade de observar.
O JOGO
DO PIM
IDADE = A partir dos 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças escolherão uma tabuada, por exemplo, a tabuada do 7 e começarão o jogo do número 1 até o 70, o primeiro aluno começará e a brincadeira continuará até chegar no número 70, porém os alunos devem falar PIM todas as vezes que for múltiplos de 7 ou números que tem 7, como 17,37, etc.... Os alunos que errarem sairão até que comece a próxima rodada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Compreensão;
- Seqüência;
- Múltiplos;
- Tabuada.
IDADE = A partir dos 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças escolherão uma tabuada, por exemplo, a tabuada do 7 e começarão o jogo do número 1 até o 70, o primeiro aluno começará e a brincadeira continuará até chegar no número 70, porém os alunos devem falar PIM todas as vezes que for múltiplos de 7 ou números que tem 7, como 17,37, etc.... Os alunos que errarem sairão até que comece a próxima rodada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Compreensão;
- Seqüência;
- Múltiplos;
- Tabuada.
PALAVRA
SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS
ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS
NA SEQÜÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS
PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE
SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
SACO
SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não marcará nada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não marcará nada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
UTILIZANDO
O TATO PARA RECONHECER FIGURAS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Um saco de pano grande, vários tamanhos das figuras geométricas básicas (triângulo, círculo, retângulo, quadrado).
ATIVIDADE
A professora colocará todas as figuras dentro do saco e pedirá para cada criança em sua vez apalpar a figura dentro do saco e dizer qual figura que é, se acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda escolhida pelos colegas.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer as formas;
- Percepção tátil;
- Atenção.
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Um saco de pano grande, vários tamanhos das figuras geométricas básicas (triângulo, círculo, retângulo, quadrado).
ATIVIDADE
A professora colocará todas as figuras dentro do saco e pedirá para cada criança em sua vez apalpar a figura dentro do saco e dizer qual figura que é, se acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda escolhida pelos colegas.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer as formas;
- Percepção tátil;
- Atenção.
VAMOS ÀS
COMPRAS
IDADE = 6 anos em diante
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Uma criança deve começar a brincadeira dizendo que ela precisa fazer compras e todas coisas que ela tem que comprar deve começar com uma determinada letra, por exemplo: preciso comprar peixe, a criança seguinte tem que falar outra palavra que comece com a letra p (pregos, pasta, porca, etc...) e assim consequentemente. A criança que não conseguir continuar, será eliminada.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Discriminação auditiva;
- Memória;
- Atenção;
- Imaginação.
IDADE = 6 anos em diante
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Uma criança deve começar a brincadeira dizendo que ela precisa fazer compras e todas coisas que ela tem que comprar deve começar com uma determinada letra, por exemplo: preciso comprar peixe, a criança seguinte tem que falar outra palavra que comece com a letra p (pregos, pasta, porca, etc...) e assim consequentemente. A criança que não conseguir continuar, será eliminada.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Discriminação auditiva;
- Memória;
- Atenção;
- Imaginação.
Um comentário:
Valeu demais!! Ajudou bastante na elaboração dos meus primeiros dias de aula.
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