domingo, 31 de agosto de 2008

O PERÍODO DE ASSIMILAÇÃO MAIS INTENSIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO.
Angela Cristina Munhoz Maluf
Pesquisas feitas sobre o processo de aprendizado informam que o período de assimilação mais intensivo de todo o ser humano corresponde ao espaço de tempo de seu nascimento até a idade de sete anos.
Nesta faixa etária as crianças no mundo atual, já tiveram muitas experiências e estão aptas para falarem sobre elas. Buscam conhecimentos. Possuem admiração pelo mundo que as cerca.
Como educadores temos oportunidades especiais de afetarmos e influenciarmos suas vidas, porém o papel insubstituível dos pais é preponderante, pois cada criança necessita sentir que é amada
.
O nível de seu respeito próprio afeta todos os outros aspectos de sua vida. Quase todas as outras necessidades passam a ser secundárias.
Os sentimentos positivos para consigo mesma desenvolvem-se em sua maior parte, a partir de amizades e experiências de relacionamentos com pessoas importantes em sua vida, tais como seus amigos, familiares, vizinhos e professores.
Temos que nos lembrar de pequenas coisas que fazem grande diferença para crianças e jovens.
Cada criança ou jovem, possuem três necessidades importantes que devemos atender:

1) Necessitam amar e serem amados;
2) Necessitam sentir-se importante onde quer que estejam;
3) Necessitam contribuir de modo bem sucedido para com todos que os cercam.

A criança ou jovem não pode sentir-se inadequados ou sem valor, diante dos erros que cometem durante seu aprendizado.
Se eles se sentirem rejeitados ou acharem que ninguém os ouvem, aprenderam a rejeitar-se e a não gostarem de si mesmos. Não escutando comentários positivos e não enxergando atitudes positivas em relação a si mesmos, começaram a chamarem à atenção de outras maneiras e, freqüentemente, terão comportamentos inadequados.
Precisamos esperar o melhor de crianças e jovens. Temos que elogiá-los por suas ações positivas e ignorarmos os problemas de menor importância, procurando sempre edificar seu senso de respeito próprio. Eles aprenderão a maneira mais efetiva de resolverem seus conflitos e suas personalidades se desenvolverão. Com certeza estarão mais ajustados e felizes no futuro.
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=154

Nenhum comentário: