terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O ano de 2012 será bissexto?


Mas que história é essa de mês com quantidade de dias diferentes?
Para entendermos a origem e por que 2012 será um ano bissexto, temos que voltar um pouco na história e saber quando surgiram os primeiros calendários. Na antiguidade, uma das primeiras civilizações a estabelecer a quantidade de dias do ano foram os sumérios que habitavam a região da Mesopotâmia, por volta de 2700 antes de Cristo (a.C.).
Eles dividiam o ano, que durava 354 dias, em 12 meses lunares.
Cada mês tinha de 29 ou 30 dias. Como começava na lua nova, o ano ficava defasado em relação ao calendário solar. Mais tarde os caldeus passaram a acrescentar 1 mês a cada 3 anos para resolver o problema.
O primeiro calendário solar parecido com o que temos hoje só foi criado na metade do terceiro milênio antes de Cristo pelos egípcios. Tinha 365 dias e era mais preciso. Depois disso, o calendário romano foi utilizado devido ao domínio do império. Teria sido criado pelo primeiro rei de Roma, Rómulo, no ano 735 a.C.
Era baseado no ciclo da lua e tinha 304 dias divididos em 10 meses – 6 com 30 dias e 4 com 31. A semana tinha 8 dias e só passaria a ter 7 no ano 321 depois de Cristo. Foi Rómulo quem deu os nomes dos primeiros 4 meses: martius, aprilis, maius e junius. Os outros meses foram simplesmente contados em latim: quintilis, sextilis, septembre, octobre, novembre e decembre.
Esse calendário não estava adequado com as estações do ano, que duram, cada uma, 91 dias em média. Por volta do ano 700 a.C., o sucessor de Rómulo, rei Numa, decidiu criar mais 2 novos meses: janus e februarius. Embora as estações estejam ligadas ao ciclo solar, o novo calendário romano continuou a seguir o ciclo lunar, mas passou a ter 354 dias (6 meses de 30 dias e 6 de 29).
Durante o império de Júlio César, por volta do ano 46 a.C., houve outras alterações: os senadores romanos mudaram o nome do mês quintilius para Julius, em homenagem ao imperador. O calendário passou a orientar-se pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas para tentar entrar em sintonia com as quatro estações.
A partir daí, o calendário teria 365 dias por 3 anos seguidos e no ano seguinte passaria a ter 366 dias, pois, após 4 anos, as 6 horas que sobravam do ciclo solar somavam mais 1 dia. Estava estabelecido o ano bissexto. Além dos meses alternados de 31 e 30 dias – com exceção  de fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 em anos bissextos –, janeiro passou a ser considerado o primeiro mês do ano no lugar de março.
Mais tarde, quando sextilius passou a ser chamado de Augustus, decidiu-se que o mês em homenagem ao imperador Augusto não poderia ter menos dias que aquele dedicado a Júlio César.
Um dia de februarius foi transferido para Augustus – por isso hoje fevereiro tem 28 dias (ou 29 em anos bissextos). Para evitar que houvesse três meses seguidos com 31 dias, o total de dias de septembre a decembre foi trocado: setembro e novembro ficaram com 30 dias, outubro e dezembro com 31.
Mas depois disso tudo, os astrônomos do nosso tempo chegaram a conclusão de que o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,04 segundos e aconteceu mais uma pequena mudança: os anos de virada de século só são bissextos quando apresentam resto igual a 2 ou 6, se divididos por 9 – por isso o ano 2000 foi bissexto.
(¸.·` *... Nayara *´¨ )

Nenhum comentário: