sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Educação continuada e desenvolvimento organizacional – porque é preciso aprender sempre?

Porque as pessoas precisam e devem continuar estudando e aprendendo? Qual o valor da educação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional e também das organizações? Essas são questões recorrentes e importantes para qualquer análise e trabalho sobre educação, seja na academia ou na empresa. Hoje, quero falar sobre a importância dessa continuidade dos processos educacionais no ambiente empresarial, considerando que as pessoas podem e devem continuar expostas a situações, ambientes e eventos de aprendizado e educação constantes, especialmente na vida do trabalho, onde passam a maior parte de seu tempo.
E para essa empreitada, nada melhor do que contar com a colaboração de um profissional especializado no assunto. A entrevistada da semana, a quem agradeço muito pela parceria, é Emília Caldeira, pedagoga, especialista em processos de Educação a Distância e mestre em administração. Ela atua na Gerência de Relacionamento para a implantação de um projeto educacional que objetiva introduzir salas conectadas e interativas para o ensino básico e em consultorias de projetos para Educação a Distância.
Emília Caldeira, especialista em educação
educacaonaempresa.blogspot.com: Qual a importância da educação continuada, especialmente para os adultos, em ambientes competitivos e de muitas mudanças?
Emília Caldeira: O volume de informação e a possibilidade de fazê-la girar rapidamente fragilizam as estruturas de cursos construídas nas academias para a formação profissional. Assim, o mercado vem se encarregando em dar um formato mais atualizado às novas competências necessárias para a evolução das carreiras.  O potencial do empregado passa a ser estimulado pelo interesse de desenvolvimento da empresa. Ao exigir um perfil diferenciado, que vá agregar valores específicos ao negócio, a empresa acaba sendo responsável pelo reforço das competências individuais que necessita para a composição das equipes e alcance de metas.
Ao investir na formação profissional por meio da educação continuada, a empresa se beneficia de mudanças acarretadas pela tecnologia, economia, política e outros, além de oportunizar uma avaliação mais eficaz da capacidade e interesse dos colaboradores envolvidos.
educacaonaempresa.blogspot.com: Como as empresas devem olhar para essa questão e agir de forma coerente com as necessidades educacionais de seus colaboradores?
Emília Caldeira: As empresas devem procurar ter clareza das competências necessárias para cada colaborador de acordo com as metas estabelecidas para o sucesso do negócio. Compreender que não é possível exigir uma formação específica em um mundo em constante evolução, e sim que é necessário dar rumos e incentivos que propiciem a formação e fortalecimento das equipes, em prol do próprio negócio. Lembrar que o investimento e valorização do profissional estão diretamente relacionados à dedicação e envolvimento desse sujeito no sucesso da superação de metas.
educacaonaempresa.blogspot.com: Quais os fatores devem ser considerados para que um projeto de educação corporativa não caia em conflito com um projeto acadêmico e torne-se recorrente?
Emília Caldeira: A elaboração de uma formação corporativa deve ter como princípio a clareza das metas, competências necessárias para alcançá-las e diagnóstico do perfil dos colaboradores envolvidos. O foco dado à construção e reforço de novos conhecimentos visa atender necessidades específicas e não genéricas. A empresa não deve ter como objetivo refazer o que é missão das instituições educacionais e sim buscar abordar uma estrutura de curso que torne seus profissionais prontos para melhor contribuir nas especificidades do seu negócio.
educacaonaempresa.blogspot.com: É possível elaborar grades multidisciplinares, que contemplem teoria e prática, para a educação na empresa, levando em conta o histórico educacional dos colaboradores?
Emília Caldeira: O histórico educacional é o primeiro item que deve ser avaliado. A partir dele torna-se possível compor o grupo de competências a serem desenvolvidas e o cruzamento entre elas. Apesar de serem empresas, é necessário que esteja clara a importância de profissionais da educação para a composição de bons programas de formação profissional. A compreensão dos princípios fundamentais de como se dá a aprendizagem é o segredo para um programa educacional de qualidade.
A multidisciplinaridade é uma velha conhecida dos processos educacionais. Trabalhar diferentes conteúdos em busca de um objetivo é algo que se realiza a partir da compreensão do perfil do aprendiz e contexto estabelecido pela empresa.
educacaonaempresa.blogspot.com: Existe um modelo efetivo de educação que pode ser aplicado nas empresas e que propicie resultados positivos no desenvolvimento do indivíduo?
Emília Caldeira: Talvez o mais adequado não seja falar em modelo de educação, visto que temos diferentes pessoas e diferentes formas de aprender. No caso específico da aprendizagem no trabalho deve-se buscar, sim, a andragogia como referência para a composição desse trabalho. O entendimento em como se dá a construção da aprendizagem de um adulto é determinante para um bom programa de formação profissional.
educacaonaempresa.blogspot.com: O que você acha dos projetos de Universidade Corporativa que existem? E a metodologia dessas UC’s?
Emília Caldeira: As UC’s mostram a evolução das empresas em se comprometer no oferecimento de oportunidades reais para a população. O investimento na preparação dos profissionais é uma forma de valorização e reconhecimento e tem como conseqüência o interesse do colaborador em se envolver com mais comprometimento.
Não há como fazer uma avaliação genérica de projetos distintos. Essas empresas se organizam de diferentes formas devido a diferentes necessidades, contextos, e profissionais envolvidos. O que podemos afirmar é que a combinação adequada desses três elementos é determinante para o sucesso desse trabalho.
Essa contribuição de Emília Caldeira vem reforçar a crença de que as melhores práticas são aquelas ligadas ao constante investimento e preocupação das organizações com seu capital humano e o conhecimento. Para estarem conectados com o negócio e mobilizados para as metas de uma empresa, os colaboradores precisam conhecer com clareza os objetivos e, principalmente, compartilhar valores e crenças dessa empresa para querer agir. E a educação, nesse sentido, seja no formato ou modalidade que for, auxilia na criação de canais e pontes que vão permitir a construção de novas trilhas de conhecimento, novos desafios, geração de valor, novas conformações práticas e atingimento dos resultados esperados com o constante desenvolvimento das pessoas e da organização.
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Até o próximo!
Ubirajara Neiva
Gestor de Educação Corporativa e Relacionamento

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