sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MOOC – educação para todos?



Você já ouviu falar ou leu algo sobre MOOC? Até pouco tempo eu só ouvia falar, mas o tema tem tomado uma proporção muito grande e começa a surgir em várias searas, especialmente no que tange à educação formal nas universidades mundo afora. Para melhor contextualizar o tema, trago algumas informações básicas sobre ele:

MOOC – Massive Open Online Course 

Na tradução mais literal possível, trata-se de um curso online aberto para quem quiser na rede, sem pré-requisitos de inscrição, com conteúdos diversos disponíveis para acesso e que requer a interação constante dos alunos na construção desse conhecimento compartilhado.

A lógica fundamental de um MOOC está exatamente nessa interatividade, que visa a apropriação e reprodução de conteúdos, sempre agregando mais informações e sentidos, tudo isso numa lógica de constante compartilhamento em rede, nos mais variados tipos de mídias como áudios, vídeos, podcasts, animações, games e outros formatos. E você pode perguntar: E como fica a participação dos professores? Como é feita a seleção das temáticas por parte dos alunos?

Essa é a inovação que traz o MOOC. Ele propõe a inversão na lógica da organização de uma grade de conteúdos e deixa para o aluno escolher o que quer acessar e quando quer fazer isso. Isso significa que o MOOC funciona também como um depositório de conteúdos em uma estrutura mais simples e que os professores passam a ter uma função diferente, já que o aluno tem mais autonomia.
O video abaixo traz uma conceituação interessante e simples sobre o assunto: 




Alguns sites tidos como excelentes referências e fontes de MOOC’s são Coursera,Udacity e Canvas Network, que reunem cursos livres de várias universidades do mundo, ministrados por especialistas renomados, todos com essa dinâmica da interação em foruns, blogs e outros canais que proporcionam a “digestão” dos conhecimentos e seu compartilhamento em rede. O New York Times de 17 de julho desse ano traz uma excelente reportagem sobre isso:
 
 
Dito isso, pergunto: até onde podemos considerar que um MOOC possa ser aplicável para uma empresa, no seu trato com a educação corporativa?

Para tentar responder a essa pergunta, quero fazer algumas considerações que me intrigam:

- Sabemos que, tanto nas escolas como nas empresas, especialmente no Brasil, a cultura educacional ainda está muito ligada ao eixo pedagógico tradicional, seja ele centrado ou referenciado no professor ou no multiplicador de treinamento. O fato de não haver essa figura disponível todo o tempo em que se tem a exposição àquele conhecimento provavelmente vai gerar uma sensação de falta de referência e orientação. Essa mudança de postura frente à inexistência de um guia é algo que dificilmente acontecerá na velocidade em que os MOOC’s são lançados;

- Outro fator importante identificado pelas bandas de cá, é a dificuldade que as empresas tem em oferecer uma estrutura para e-learning, por exemplo, com atores definidos, agravada pelo baixo domínio da informática por parte de muitos colaboradores. Ou seja, só nesse tópico temos dois desafios: quebrar um modelo de estrutura já usualmente difundido e aplicado e, simultaneamente, investir pesado na capacitação das pessoas quanto ao uso de computadores e, principalmente, das redes conectadas;

- Um terceiro fator que me preocupa e que remonta ao primeiro é o fato de não ser possível haver uma moderação de qualidade quanto a um possível percurso formativo dentro da temática, já que são milhares de pessoas reunidas e todas consumindo e opinando simultaneamente dentro de um mesmo ambiente, gerando, portanto, diversas linhas de pensamento possíveis sobre um mesmo assunto. Isso é interessante do ponto de vista da diversidade de experiências, mas é preocupante quando pensamos na questão das distorções equivocadas, que podem gerar apropriações desastrosas de um conhecimento.

Por ser uma temática ainda pouco discutida nas empresas, acredito que esse post tem mesmo a função de incitar a discussão e troca de opiniões e informações sobre ela, reproduzindo, inclusive, a função dos próprios MOOC’s. Para mim, pode ser que estes se tornem, em breve, mais uma moda nas empresas, mas prevejo também muita dificuldade em formatar uma experiência aplicável ao cenário corporativo.

O que vejo de positivo nos MOOC’s está exatamente na sua essência, que é o uso das redes tecnológicas para integrar pessoas em função do conhecimento. Acho que essa é uma tendência que já começa a tomar corpo também nas empresas, com o uso de plataformas de tecnologia e redes interativas. E para os profissionais, os MOOC’s já são sim uma excelente fonte de atualização e de acesso aos conhecimentos provenientes das mais renomadas universidades, o que, na prática, já representa também um avanço em termos de desenvolvimento profissional.

Mais uma vez, acredito que, apesar do ferramental tecnológico e das iniciativas, sejam elas originadas nas universidades, governos ou empresas privadas, o que realmente vai imperar é a cultura da educação. Se o indivíduo não é despertado para esse valor, não há no mundo MOOC ou professor que o ensine.

Agora é sua vez! Lendo esse breve post, o que lhe vem à mente? O que mais você pode acrescentar sobre os MOOC’s?

Comente!

Até o próximo!
Ubirajara Neiva
Gestor de Educação Corporativa

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