terça-feira, 14 de outubro de 2008

Atividades, jogos, brincadeiras



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ACABAR COM O ABORRECIMENTO


Para acabar com o aborrecimento

Vamos fazer um simples movimento.

Para acabar com o aborrecimento

Vamos fazer um simples movimento.

- com a mão,

- com a mão, com a outra.

- com a mão, com a outra, com o pé...


CASA, A

Era uma casa muito engraçada

Não tinha teto, não tinha nada.

Ninguém podia entrar nela, não!

Porque na casa não tinha chão.

Ninguém podia fazer pipi,

Porque pinico não tinha ali.

Ninguém podia dormir na rede

Porque na casa não tinha parede

Mas era feita com muito esmero

Na rua dos bobos

Numero zero.


FUI AO TORORÓ

Fui ao tororó

Beber água e não achei

Achei bela morena

Que no tororó deixei.

Aproveita minha gente

Que uma noite não é nada

Quem não dormir agora

Dormirá de madrugada.

Ó dona maria

Ó mariazinha

Entrarás na roda

Ou ficarás sozinha.

Sozinha eu não fico

Nem hei de ficar

Porque tenho o paulinho

Para ser meu par.

Deita aqui no meu colinho

deita aqui no colo meu

E depois não vá dizer

Que você se arrependeu.

Eu passei por uma porta

Seu cachorro me mordeu

Não foi nada, não foi nada,

Quem sentiu a dor fui eu.


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Passando moeda
Objetivos:
Trabalho em equipe, cooperação, superar metas, estratégia e organização.

Procedimentos:
- Os participantes deverão formar um grande círculo e voltados para o centro.
- O instrutor informa que o objetivo do jogo é cada participante passar uma moeda por dentro da roupa no menor tempo possível.
- O importante é que todos passem a moeda começando da camiseta, deixando a moeda escorregar até a boca da calça.
- O instrutor entraga a moeda para um participante que inicia a passagem da moeda por dentro de sua roupa. Depois que a concluído, ou seja, a moeda cair no chão, o próximo participante pegará a moeda e passará por dentro de sua roupa. A atividade termina quando todos os particpantes tiverem passado a moeda por dentro de suas roupas.
- O instrutor contará o tempo de início e término comparando as performances.



Troca Toca e Troca Coelho
Paola tem essa que é para sensibilizar as pessoas de serem excluídas. No final da dinâmica pergunte a sensação das pessoas que ficaram sem toca ou de não serem escolhidas.


- Os participantes formam grupos de 3 pessoas e 1 pessoa deverá sobrar.
- 2 pessoas erguem os braços, juntando as suas mãos, formando o telhado da toca do coelho e a terceira pessoa representará o coelho que deverá ficar dentro da toca, formado pelas 2 pessoas.
- A regra do jogo é o seguinte: Quando dado a ordem: “Troca Coelho” – os coelhos deverão trocar de toca com outros coelhos(as tocas não poderão sair do lugar). Quando for “Troca Toca” – as tocas deverão trocar de lugar, acolhendo outros coelhos(os coelhos não deverão sair do lugar).
- A pessoa que sobrou será responsável em dar as ordens para os coelhos ou para as tocas.


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AMIGO OU AMIGA?: - (CALMO)

Desenvolvimento: Jogadores espalhados à vontade pela sala. Provisoriamente, sairá um. Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objeto

qualquer: mesa, caneta, etc. Será chamado o que estiver ausente.

- Amigo ou amiga? Perguntará ele.

- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).

Em seguida, irá indagando de um a um:

- Como gosta?

As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição: oval, comprida, escura, etc.

Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo. Caso contrário retornará ao primeiro, prosseguindo:

- Para que serve?

Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto. Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:

- Como quer?

Prosseguirá o jogo do mesmo modo. O adivinhador terá direito de citar 3 objetos. Quando descobrir, será substituído pelo que designar.

ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!: - (CALMO)

Formação: Em círculo, sentados na sala de aula ou à vontade.

Desenvolvimento: Ao iniciar o jogo, todos dirão: “__ Atenção! Concentração!” Logo em seguida baterão palmas 3 vezes.

“__ Atenção” – 3 palmas

“__ Concentração” _ 3 palmas

“__ Diga o nome” _ 3 palmas

“__ Nome de” _ 3 palmas

A seguir o professor ou uma criança por ele indicada falará e os demais baterão palmas da seguinte maneira:

“__ Uma fruta” _ 3 palmas

“__ Que você” _ 3 palmas

“__ Mais gosta” _ 3 palmas

Logo após da ordem indicada pelo professor cada criança dirá o nome de uma fruta e baterá 3 palmas, que será acompanhada por todo o grupo.

Depois de todos os alunos tiverem dito o nome de uma fruta, o professor ou outro aluno, sem intercessão, continua a brincadeira, dando nova ordem.

Poderão ser lembrados: nomes de cidades, bairros, países, acidentes geográficos, vultos históricos, compositores, artistas, etc. Pagarão prendas os que

errarem.


PIRULITO QUE BATE – BATE: - (CALMO)

Formação: Crianças em par, uma de frente para outra.

Desenvolvimento: Começam a cantar a música, batendo com as palmas das mãos seguindo o ritmo da música. Enquanto que uma bate com a mão

esquerda outra bate com a direita e vice versa.

LETRA: Pirulito que bate – bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ele

Quem gosta dele sou eu


TIRO AO ALVO: - (CALMO)

Material: 1 moeda.

Preparação: Alvo desenhado no chão. Crianças divididas em duas equipes.

Desenvolvimento: Virão as crianças, uma após outra, jogarão a moeda no alvo desenhado e contarão os pontos obtidos de acordo com o número

marcado no espaço onde parar a moeda. Assim procederá todo o grupo, adicionando na segunda vez que jogar os pontos alcançados anteriormente.

Caso caia em cima das linhas não haverá nada a adicionar.

Vitória: Será vencedor quem conseguir maior número de pontos.



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