terça-feira, 14 de outubro de 2008

Maria Montessori,

fisioterapeuta e educadora, desenvolveu na Itália em 1907, um sistema educacional e materiais didáticos com objetivo de despertar um interesse espontâneo na criança, obtendo uma concentração natural nas tarefas, para não cansar e não chateá-la.
O método tem sua originalidade no fato das crianças ficarem livres para movimentarem-se pela sala de aula, utilizando os materiais em um ambiente propício à auto-educação. A manipulação destes materiais em seus
aspectos multi-sensoriais é um fator primordial para o aprendizado da linguagem, matemática, ciências e práticade vida.
O aprendizado da leitura e da escrita se inicia mais cedo, com crianças antes da idade de 05 anos. Os agrupamentos não seguem rígidas delimitações de idade, juntando-se crianças de faixas etárias diferentes, em até três anos. O professor assume um papel de observador e propulsionador dos fatores da aprendizagem.
A aprendizagem auto motivada e individualizada, é a essência do método,que procura desenvolver a auto disciplina e a auto confiança.
Encontramos atualmente muitas escolas montessorianas, principalmente para as crianças de educação infantil e as quatro primeiras séries do ensino fundamental.

http://www.acasadapedra.com.br/didaticaA.html

Nenhum comentário: