segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMO ESCOLHER A ESCOLA DO SEU FILHO?

topo educação EDUCAÇÃO
materiais escolares

Na hora de decidir aonde deixar os pequenos por boa parte do dia, preste atenção em uma série de fatores: da limpeza ao projeto pedagógico. Hoje, mais do que ser um local apenas de cuidado das crianças, as boas escolas de educação infantil seguem à risca o compromisso com os aspectos educativos. Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência à creche e à pré-escola causa efeitos positivos na vida da garotada. A seguir, esclarecemos as dez principais dúvidas que surgem no momento da escolha para que você possa oferecer o melhor ao seu filho.

1. Qual deve ser o projeto?

A melhor opção é aquela que está de acordo com as expectativas dos pais em relação à formação do filho. De forma geral, as propostas podem ser divididas em três tipos: a tradicional, a lúdica e a socioconstrutivista. A primeira prioriza a disciplina e o cumprimento de regras. O foco do segundo tipo são as brincadeiras, mas com pouca preocupação pedagógica. O terceiro é defendido por referenciais nacionais e é forte em planejamento de situações de aprendizagem, em que há a intenção clara e conteúdos para cada faixa etária. Um exemplo são atividades divertidas com bacias cheias de água e objetos de diferentes pesos para trabalhar o tema da flutuação com crianças de 4 a 5 anos. Em todos os projetos, observe se há trabalhos com valores, como a cooperação e o respeito às diferenças. Quanto mais próximos aos da sua família, melhor.

2. Como devem ser os espaços da escola?
Segurança é um item importante. Preste atenção se a escola tem escadas com grade de proteção e corrimão ou, melhor ainda, se opta por rampas, se as janelas de andares superiores têm telas, se as tomadas são cobertas e os produtos de limpeza mantidos fora de alcance dos pequenos. As cores dos espaços devem formar uma coerência visual: portas de uma cor, paredes de outra. As salas precisam ser arejadas e contar com passagens para um solário ou jardim, além de banheiros e trocadores por perto. Por fim, o ideal é que os ambientes disponibilizem materiais, como fantasias, brinquedos e livros, ao alcance das crianças para que elas possam fazer escolhas.

Fontes: Gisela Wajskop, pedagoga e diretora do Instituto Singularidades, Íris Franco, da Clínica Infans, Marina Alexandra Garcez Loureiro Barreto, presidente da Associação Brasileira de Educação Infantil, e documento Indicadores da Qualidade da Educação Infantil, do Ministério da Educação.

Nenhum comentário: