sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO x ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

Nutricionistas comemoram o encerramento das atividades educativas em Miralta

Nutricionistas da empresa Stillus Alimentação, responsável pelo fornecimento da alimentação escolar do sistema municipal de ensino; estudantes; funcionários e pais dos alunos do pré-escolar municipal do Distrito de Miralta se reuniram na última sexta-feira (9,) para assistirem à apresentação do encerramento das atividades educativas desenvolvidas pelo nutricionista Antônio Layon Freitas Amarante, responsável pela alimentação na escola. A apresentação do encerramento das atividades da equipe de nutricionistas no ano letivo de 2011 foi marcada pela degustação de preparações, todas muito saudáveis, confeccionadas pela equipe: torta de legumes, bolinho de mandioca, bolo de cenoura, beijinho de beterraba, suco de goiaba. A degustação foi o maior sucesso junto à criançada e aos pais, que puderam vivenciar o dia a dia de seus filhos.
 
Os pais também conheceram melhor o trabalho que o nutricionista Antônio Layon desenvolveu ao longo do ano, sempre buscando o fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis, principalmente o consumo de frutas e verduras. “Todo o nosso trabalho foi voltado para estimular os pais, principalmente os que residem na zona rural, a valorizarem as frutas do quintal e consumir mais verduras, prioritariamente aquelas que podem ser cultivadas nas pequenas propriedades. Essa atitude melhora a qualidade da alimentação, garantindo o fortalecimento do sistema imunológico e o crescimento saudável das crianças”, destacou.

Segundo Antônio Layon, o primeiro passo foi preencher as fichas nutricionais dos estudantes, com o peso e a altura de cada um, para acompanhar o desenvolvimento das crianças. “Em seguida, desenvolvemos uma série de atividades que valorizavam as frutas. Trouxemos frutas que as crianças não conheciam, fizemos vitaminas, saladas, abordamos as características de cada uma das frutas”, explicou. De acordo com Antônio, também foram desenvolvidas atividades destacando as verduras. “Foram 13 atividades abordando as características dos alimentos, estimulando os sentidos a partir da observação da cor e do sabor”, disse.

Durante o evento, a nutricionista Priscilla Rabelo, gerente regional da Stillus Alimentação, agradeceu o empenho dos profissionais da empresa e o apoio dos professores e funcionários das escolas. Ela destacou a importância da alimentação no desenvolvimento das crianças, principalmente na fase pré-escolar. “Estamos muito felizes com o resultado deste ano de trabalho, de ter contribuído para melhorar a formação das crianças, e, principalmente, de estarmos presentes também na zona rural”, destacou.
Eliana Aparecida Silva, do povoado de Cachoeira de Miralta, tem um filho estudando no pré-escolar e garantiu que a presença do nutricionista e a adoção das novas práticas alimentares na escola fizeram muita diferença. “A minha filha estudou aqui no pré-escolar no ano passado e não teve este acompanhamento. Ela não gosta de comer verduras e eu tive mais dificuldade com a alimentação dela. Este meu filho que está estudando aqui agora se desenvolveu mais rápido, aprendeu mais.”, enfatizou.

Maria Cristina dos Reis Silva, do povoado de Mocambo Firme, também tem a mesma opinião. “Esse foi o melhor ano do pré-escolar de Miralta. Já tive outros filhos que estudaram aqui, mas esse foi o melhor ano. A professora e a equipe, principalmente o Toninho (nutricionista), estão de parabéns, tudo foi ótimo. O meu filho teve um desempenho muito melhor com a alimentação que estão servindo. Em casa, ele fala das qualidades das verduras e não gosta de faltar à aula”, disse. Também a professora Nayara Ribeiro Nunes de Souza, que trabalha na zona rural por opção, como gosta de frisar, destacou a importância do trabalho da empresa Stillus, principalmente de Antônio Layon. “É uma vitória poder realizar um trabalho como esse. Quero agradecer o apoio do nutricionista e da comunidade, principalmente as mães, que colaboraram muito”, finalizou.

Nenhum comentário: