terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projetos para educação infantil

Projeto de Aprendizagem: Nossas Cantigas
 
Orientadora:
Área: Linguagem
Eixo: Língua oral
Semestre: I Ano: 2

Objetivo geral:
Que a criança interaja e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita pó meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

Justificativa:
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados, interpretações e representações da realidade.
A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo é que estamos propondo o desenvolvimento deste projeto, onde acreditamos estar promovendo situações em que a criança desenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seu repertório de palavras.

Apresentação:

Este é um projeto que visa possibilitar o contato das crianças com as mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da oralidade, através das cantigas de roda, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e idéias.
No seu decorrer as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas das cantigas a serem trabalhadas, ouvir e discriminar eventos sonoros presentes no desenvolvimento das mesmas e compartilhar o material produzido com colegas e familiares.
Sua culminância será a apresentação de todo material coletado e organizado na Mostra de Conhecimentos realizada pela escola.

Objetivos Conceituais:

• Conhecer diversas cantigas de roda.
• Lembrar de situações de seu cotidiano em que as cantigas se fizeram presentes;
• Classificar as cantigas;
• Comentar as músicas trabalhadas;
• Conhecer, um pouco, a história das cantigas trabalhadas;
• Comparar as cantigas que conhecem;
• Interpretar as cantigas trabalhadas em sala;
• Situar a cantiga no tempo e no espaço;
• Reconhecer a linguagem oral como veículo de comunicação social;
• Identificar algumas cantigas através de sua pista gráfica;

Objetivos Procedimentais:

• Coletar dados e informações sobre o tema em questão;
• Utilizar os conhecimentos adquiridos em diversas situações comunicativas;
• Recorrer à linguagem para expressar necessidades e desejos;
• Reconstruir oralmente algumas cantigas;
• Representar ou dramatizar as cantigas;
• Partilhar as cantigas em conversas e brincadeiras;
• Elaborar novas cantigas;

Objetivos Atitudinais:

• Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda;
• Respeitar as idéias dos colegas;
• Apreciar o tema em questão;
• Respeitar o momento de falar e de ouvir;
• Partilhar o conhecimento adquirido;
• cooperar com o desenvolvimento das apresentações das cantigas

Interveção I:

Objetivo: Apresentar o projeto, levantando conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

O.D. 1: Questionar as crianças sobre o que sabem sobre as cantigas de roda.

O.D. 2: Registrar as primeiras hipóteses.

Intervenção II:

Objetivo: Apresentar ao grupo algumas das cantigas que serão trabalhadas.

O.D. 1: Ouvir Cd com cantigas de roda.

O.D. 2: Elaborar uma lista das cantigas;

O.D.3: Desenhar pistas gráficas das cantigas;

Intervenção III:

Objetivo: Conhecer a cantiga: “Atirei o pau no gato”, bem como suas características.

O.D.1: Cantar e registrar a cantiga;

O.D.2: Pesquisar informações, individualmente, sobre origem, personagens presentes e outros.

O.D.3: Confeccionar painel com informações coletadas;

O.D.4: Representar, em sala, esta cantiga.

O.D.5: Conhecer a versão “politicamente correta” desta cantiga.

O.D.6 Conversar sobre os cuidados com os animais;
( outras intervenções que serão elaboradas)

Situação Comunicativa:

• Confeccionar portfólio com todas as informações do projeto para exposição;

• Cantigas de roda (apresentação do material coletado e construído durante o projeto);

• Apresentação de brincadeiras com as cantigas estudadas;

Recursos:

• Cd’s de Cantigas;
• Livros de histórias;
• Outros materiais que forem coletados;

Avaliação Formativa:

Efetuar avaliação durante todo o processo de construção de conhecimentos pelo aluno.

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólico

A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.

1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..

2. Jogos Imitativos
 Imitar a forma de andar dos
animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
Cavalo e cavaleiro
- Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).
- Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.
 Andar imitando pessoas e objetos:

- um velhinho;
- um cego atravessando a rua;
- uma pessoa distraída;
- alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;
- uma pessoa com sapato apertado;
- uma mãe carregando o filho no colo;
- alguém com muita pressa etc.
Profissões:
- Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
- Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
- Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
- Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
- Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
- Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
- Um pianista tocando piano.

- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
- Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.

3. Jogos de adivinhação:
Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:

- Comer;
- chutar uma bola;
- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
- pintar uma parede;
- escrever na lousa;
- tocar um piano
- lavar roupa etc.

 Um diz: -"Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver.
Qual é?". Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -"Estou pensando na parte do corpo que serve para:

- ouvir;
- andar, correr, pular , chutar;
- segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever" etc.

 Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de
adivinhação: -"O que é, o que é:

- que fica em cima do pescoço?
- que fica entre o pé e o joelho?
- que fica entre os olhos e a boca?" etc.

As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.

 Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá
uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -"Estou pensando num objeto que está:

- em cima do armário;
- ao lado da porta;
- em frente à janela;
- atrás da mesa "etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.

 Uma criança diz: -"O que é, o que é? Estou pensando
num objeto que serve para:

- escovar os dentes;
- comer;
- escrever;
- apagar o que se escreve etc.

Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -"Estou pensando em alguém. Quem será?".. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.

 Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fechados, enquanto
a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se esconde sob o lençol.

 Uma criança diz:
-"Estou pensando em alguém que:

- faz pão;
- apaga o fogo;
- vende jornal ;
- trabalha na feira;
- dirige ônibus;
- cuida dos dentes;
- pinta casas;
- constrói casas;
- ensina crianças;
- vende remédios;
- faz roupas;
- recolhe lixo;
- conserta sapatos etc.

Quem será?".
As demais crianças tentam adivinhar .

 Uma
criança imita um animal através de gestos e movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.

4. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.

5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.

6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.

7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:

 passar por entre a cadeira e a parede;

 virar para a
esquerda;
 seguir em frente;

 dobrar para a direita;

 andar em volta
da mesa etc.


8. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.

9. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

10. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).

11. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.; o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.

12. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:

"Paulo foi ao circo;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola".

E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.

13. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê

sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;
 sons produzidos pelo
corpo: vozes, batidas de pés no chão,
 batidas de palmas, sons produzidos
pelo andar etc.;
 sons produzidos por objetos: barulho de carro,
motocicleta, máquina de datilografar etc.

14. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc. ) .

15. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.

16. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.

17. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.

18. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:
 ao ouvir um som longo
(aaaaaaaaaa), colocar as mãos na
 cabeça; ao ouvir um som breve (aaa),
sentar-se; .

19. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.

20. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.

21. Modelagem: utilizar argila ou massa

22. Colagem:
 de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo,
palitos de sorvete etc.);
 de figuras em folhas de papel de vários tamanhos
e espessuras;
 de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã,
barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.

23. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.

24. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.

25. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.

26. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.

27. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.


PSICOMOTRICIDADE
Movimento

Jogos e Exercícios Sensório- Motores
São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1 . Andar

 livremente, batendo palmas.

 para frente.

 de
costas.
 com as mãos na cabeça ou na cintura.

 na ponta dos pés.

encostando um pé à frente do outro.
 sobre diferentes tipos de linha
traçados no chão: reta, curva etc.
 seguindo o contorno de figuras
geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
 procurando seguir
determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

2. Correr

 com as mãos na cintura ou na cabeça.

rolando uma bola.
 chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.

 num
pé só (como um saci).
 e parar bruscamente, a um sinal combinado.

seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
 sobre uma linha traçada no
chão.
 pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).

desviando de obstáculos colocados no chão.
 em duplas de mãos dadas com o
colega.
 ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.

 estando atrás do
colega, sem no entanto tocá-lo.
 em duplas ou trios, um atrás do outro,
segurando no ombro do colega que está à sua frente.
 Corrida dos patos:
correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
 Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto
(um banquinho, um balde etc.).

Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)
 Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do
chão ou da cadeira.
 Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas),
levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas
 Deitados
de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
 De costas para uma mesa,
braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
 Observação: o objeto deve ser inquebrável e
flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
 Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão,
ou milho.
 Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está
sobre a mesa;

4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)
 Carregar, de um local
a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
 Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados
como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
 Transportar no braço, sem o
auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
 Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar
sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
 Transportar pequenos objetos a um local combinado,
empurrando-os vagarosamente com os pés.
 Transportar na cabeça pequenos
objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
 Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para
outro com leves impulsos.
 Passar água ou areia de um baldinho para outro,
utilizando-se de copinhos etc

Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
 Em fila, passar a
bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).

5. Saltar (pular)
 no mesmo lugar, com os dois pés
juntos.
 com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os
lados.
 no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.

 pular corda,

Pular amarelinha sem pedra.
 com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um
bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
 com as
pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
 de cima de um bloco (tijolo de construção)
para frente, para trás, para um lado e para outro.
 Em duplas ou trios, lado
a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
 Em duplas, frente .a frente,
pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
 Em duplas ou
trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
 Em
duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
 Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda
parada.

6. Marchar
 Marcar passos no local, elevar ao máximo uma
perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
 Marcar passos no mesmo lugar e,
a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
 Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar
enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.

Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar
 em sentido contrário.

 Em duplas ou trios, marchar
lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,

7. Galopar
 livremente, montados num cabo de vassoura.

 em
ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar
 Lançar objetos (bolas etc.) a grandes
distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
 Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado
na parede e bem acima da altura dos participantes.
 Lançar uma bola de meia
dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
 Jogar a bola na parede e tornar
a pegá-la.
 Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.

 Jogar a bola para
o alto e tornar a pegá-la.
 Jogar a bola no chão e rebatê-la.

 Brincar
de encestar bolas.
 Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um
saquinho com areia, grãos etc.
 Dispostos em círculo, jogar a bola uns para
os outros.
 Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes,
antes de pegá-la novamente.

9. Chutar
 Dar pontapés em saquinhos de areia.

 Chutar bola.

 Chutar
pedrinhas.

10. Atividades dígito-manuais
 Fazer movimentos de jogar
beijos com a mão.
 Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de
adeus.
 Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.

Movimentar os pulsos para frente e para trás.
 Abrir e fechar as mãos, ora
com as palmas voltada para baixo, ora para cima.
 Agarrar partes do próprio
corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
 Agarrar saquinhos de areia,
amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra
Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
 Separar e
aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
 Movimentar
o polegar para frente e para trás.
 Girar o polegar.

 Girar cada um dos
dedos separadamente.
 Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os
dedos sucessivamente; fazer o exercício ora
 com uma mão, ora com
outra.
 Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma
mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
 Movimentar o indicador e
o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
 Movimentar
o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
 Fazer
movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
 Fazer movimentos de pinça
com o indicador e o dedo médio.
 Girar pequenas argolas com os dedos.

Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.

11. Coordenação visomotora
 Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre
os outros (cubos de madeira etc.).
 Encaixar objetos: colocar, por exemplo,
copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
 Fincar palitos
sobre base de isopor.
 Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma
caixa de sapatos.
 Perfurar retalhos de plástico com palitos.

 Enfiar
contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
 Cortar com
tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
 Alinhavar


12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos
 Provocar
sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
 Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento:
lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,
 esfregando, puxando,
arrastando etc.).
 Manipular objetos que provocam ruídos, batendo,
sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
 Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.

Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
 Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.

 Acompanhar
estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.



Índio
Projeto Indio

Temas transversais associados: pluralidade cultural- ética- trabalho- meio ambiente.

Objetivos:
•Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
•Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
•Desenvolver o ritmo e atenção.
•Despertar nas crianças, que os índios também sabem amar.
•Estimular a imaginação e a criatividade.

Desenvolvimento e descrição do Projeto:
•Contar histórias sobre os índios.
•Montar com as crianças o "Cantinho do índio".
•Artes: confeccionar colar de macarrão com as crianças.
•Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças onde elas já viram um índio. Mostrar gravura de índioem revistas , no Data show pedir e que observem como os índios se vestem, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Devemos demonstrar carinho prara com os índios!
•Fazer lanche especial em um "Dia Especial" com exposição de trabalhos realizados com as crianças na escola, com comidas típicas dos índios. Cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural, caldo de milho e outros.
•Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.
•Poesia: Índio.
•Música: Os indiozinhos.
•Adivinha.

"CAÇADA ESQUISITA"

Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um.

Procurar os objetos listados abaixo. Procure sempre pela cor de sua equipe.
10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.

Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido.

A equipe vencedora receberá um amuleto para cada participante.

"O COCAR DO CACIQUE"

As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas.

Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar.
Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora.

A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.

"COMIDA DE CURUMIM"

As crianças nas aldeias indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos melhores eram para elas. Os adultos tentavam agradá-las com as melhores frutas.
Todos participantes, por equipe recebem uma banana, canela em pó, um prato refratário ou assadeira.
O professor ensinará como preparar as bananas: cortar as pontas, fazer um corte na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar um pouco de canela em pó e fechar a casca.

Toda a equipe prepara a sua banana, colocam sobre o prato refratário, que é levado por alguns minutos ao forno micro-ondas ou forno comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas, numa fogueira, mas as bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio.

Enquanto as bananas assam, as equipes participarão de um trabalho manual.

"O POTE SAGRADO"
Algumas tribos de índios no Brasil faziam cerâmica. A cerâmica era importante para guardar sementes, cozinhar e também para enterrar seus mortos. A cerâmica era considerada sagrada pois guardada a vida, as sementes que produziriam alimentos; e os corpos dos entes queridos, que riam para outros campos de caça e viveriam para sempre felizes.

Todos os participantes, em equipe, recebem um pequeno pote de cerâmica. Cada equipe receberá tintas, pincéis, barbantes e colas, com os quais decorarão seus potes. Nos potes de cada equipe deverá ter a cor da equipe como predominante. Os desenho e enfeites ficarão por conta da vontade e inspiração de cada um.

"A CORRIDA DAS TORAS"
Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes.

As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas.
Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena.

"A FESTA DE JACI"

Jaci é uma deusa indígena, representada pela lua. Os índios fazem festas, dançam e cantam para ela.

As equipes maquiadas, com colares e cocares feitos por elas, participarão da festa. Aprenderão a música: "Vida de índio" (letra abaixo),coma melodia da música infantil "Marcha soldado".
A mesa estará arrumada,com: flores, as bananas assadas, pedaços de milho cozido, mandioca cozida, mel, algumas frutas, sucos de frutas, copos, talheres e pratos descartáveis, que podem ser substituídos por espetinhos d emadeira e folhas de bananeira.

Os alunos se confraternizam, comendo, cantando a música ensinada e dançando. Cada equipe apresentará uma dança ou alguns passos coreografados, criados para esse momento.

Uma Musiquinha...

"VIDA DE INDIO"

Na tribo ele vivia
Comendo raiz,
Caçando e pescando
Coletando feliz.

A oca é morada,
Cacique é o guerreiro,
Na taba onde ele mora
Pagé é o feiticeiro.

Suas armas são arco e flecha
O tacape também é usado
Mas o índio é pacífico,
Só revida quando é atacado.

O deus é Tupã,
A lua é Jaci,
A língua que ele fala
É o Tupi-guarani.



Festa Junina
PROJETO "FESTAS JUNINAS"

1º Conversei com os alunos e selecionamos os temas a serem trabalhados sobre as FESTAS JUNINAS.

• FESTAS JUNINAS, por quê?
• Vestimentas
• Bebidas
• Comidas
• Músicas
• Danças
• Lenda da fogueira
• Brincadeiras
• Enfeites na sala.


2º Os alunos deveriam pesquisar em casa sobre FESTAS JUNINAS, por quê?
Após os alunos falaram sobre a pesquisa, e criamos um texto coletivo:

3º Enfeitamos a sala de aula com cartazes e bandeirinhas coloridas.

4º Trabalharemos os próximos temas, no decorrer do mês, de acordo com os interesses dos alunos.

5º Fotografamos a decoração e o grupo de alunos.

6° Resolvemos problemas matemáticos com os temas da festa.

7º Criamos e resolvemos problemas matemáticos com os preços dos alimentos típicos da festa.

8º Trabalhamos com os alunos sobre os perigos dos fogos de artifícios em seguida os alunos criaram recados para ser colocado nos corredores, alertando sobre os perigos causados pelos fogos.

9° Os alunos se organizaram em grupos, e cada grupo trabalhará sobre um assunto escolhido anteriormente e farão uma exposição do seu trabalho para os colegas e pôr último uma ilustração animada no computador usando o Mega-Paint.

10° Alguns alunos, com dificuldade em matemática, estão trabalhando no laboratório de informática, com figuras geométricas, (bandeira, balão), no Mega-Logo.

Projeto Festa Junina
Justificativa: Mês de junho é mês de acender fogueira, dançar quadrilha, comer pipoca, pinhão e comemorar o dia de Santo Antonio, São João e São Pedro. Neste mês é comum acontecer gincanas juninas com tarefas características a festa junina. Percebendo o entusiasmo dos alunos de outras series, com vestimentas e a festa, vimos a importância da realização deste projeto na educação infantil.

Objetivo Geral: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina.

Atividades:

- Pesquisa sobre a participação e importância de um evento como este, com a família;
- Ornamentação da Sala de aula, com bandeiras, correntes...
- Apresentação de um novo amigo e vestir o novo amigo com roupas adequadas a festa junina (cada dia será levado para casa por um aluno);
- Desenho do "nosso amigo caipira"
- Retomada da pesquisa na hora da rodinha;
- Pintura, recorte e colagem de bonecos caipira articulados;
- Ouvir, cantar e dançar músicas típicas para apresentação;
- Construir com massa de modelar, alimentos e bonecos típicos a festa junina;
- Confecção de diversas fogueiras;
- Pintura e recorte de uma caipira de tranças
- Sessão cinema com pipocas- Filme Chico Bento;
- Retomada do filme na rodinha e desenhos sobre o mesmo;
- Pintura desenho e recorte de um boneco grande;
- Montagem do boneco grande;
- Confecção de balões para ornamentar a festa;
- Pescaria das cores;
- Desfile caracterizado de caipira entre duas turmas;
- Brincadeiras entre as turmas (corrida do saco);
- Brincadeira entre as turmas (corrida com o "ovo" na colher);
- Brincadeira entre as turmas (corrida do prendedor);
- Brincadeira entre as turmas (Bola na boca do palhaço)
- Brincadeiras entre entre as turmas (Boliches de latas);
- Festa Junina - Apresentação de danças.

:
PESQUISA COM A FAMILIA ( mãe, pai, avós, tios)
:

Como era realizado as festas juninas na sua época? O que você fazia? O que tinha na festa, que tipo de brincadeiras? Como era sua participação? Que alimentos tinha na festa? E a vestimenta como era?


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